top of page

A VERDADEIRA CHANCE POR TRÁS DE CADA INSTANTE

Tem sempre aquele ditado que diz que "nada acontece por acaso". Para muitos (como eu), é uma grande verdade. Mas também tem aquele outro, complementar ao primeiro, que, embora também seja batido, é bastante desperdiçado na prática: "cada momento é único".



Nada difícil de entender... Sabemos que cada momento é uma junção infinita de elementos simultâneos: determinada posição dos planetas no espaço, determinada estação do ano, determinado clima, determinada intensidade de luz, determinado ânimo, determinados tipos de pessoa, situações, propósitos, cheiros, sons, épocas, enfim... Cada instante é um pulsar com identidade única, dentro e fora de nós.


O relevante é observar que, quanto mais nos conectamos à singularidade do presente, isto é, quanto mais ajustamos nosso feeling e consciência à particularidade do que acontece exatamente agora, menos ficamos sujeitos a reações infelizes, automáticas, limitantes – e mais nos abrimos para gestos provenientes do nosso EU VERDADEIRO.


Isso porque tal atitude de abertura faz do mesmo espaço de tempo algo vivo, precioso, aberto ao novo... Faz de cada segundo uma aventura, a auto-permissão de surpreender-se em algum nível.


Saber-se parte de um momento único faz toda a diferença em nosso dia a dia. Abre as portas da liberdade de escolha, lança luz sobre nosso poder e responsabilidade em cada situação, e torna mais claro o melhor caminho a ser seguido, pois evidencia, naturalmente, o que é favorável fazer, e o que não é; o que é favorável ser dito, e o que não é; o que pode ser iniciado, e o que não pode. Onde persistir, onde desistir, quando acelerar, quando esperar. Render-se ao presente abre as verdadeiras respostas dentro de nós.


De nada adianta contar com referenciais antigos, ou mesmo da semana passada, ou mesmo de ontem, que seja, para decidir o que for, sob o pretexto de que estes “deram certo” algum dia. Cada instante vem com sua configuração única, seu enigma de sabedoria, resultando inútil fugir da esfinge: é assim que o universo nos impele à evolução.


Sérgio Lant-Tiger

Consultor & Psicoterapeuta Taoísta

www.oraculoquantico.com.br

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Não é preciso

ter olhos abertos

para ver o Sol

Nem é preciso

ter ouvidos afiados

para ouvir o trovão.

Para ser vitorioso

você precisa ver

o que não está visível.

Sun Tzu

bottom of page