CONFLITOS
Todo conflito se fortalece na ilusão da individualidade absoluta, como se fôssemos de fato separados uns dos outros. Isso faz com que sintamos urgência em defender nossos pontos de vista, proteger ou impor nossa opinião e valores, movidos por um senso equivocado de autopreservação. É justamente dessa forma que perdemos grandes chances de ampliar a visão, estender o ponto vista e alcançar uma união proveitosa com nossos antagonistas, independentemente de concordarmos com eles, pois suas existências (e não necessariamente suas opiniões) carregam preciosas peças que faltam a algum quebra-cabeça de nossa trilha.
.
Isso significa que existe uma terceira “entidade”, formada entre nós e o outro, e não temos todo esse controle ou compreensão sobre a totalidade desse elo, ou do assunto que gerou o conflito.
.
Se você deseja realmente vencer um conflito – uma vez que vencer realmente um conflito é alcançar a harmonia DENTRO DE SI –, “abrace” internamente a outra parte (e externamente também, quando puder, por que não?). Aceite o “lado velado” da história. Isso não necessariamente significa concordar ou ceder, mas dignificar a outra parte.
.
É certo que há ocasiões em que é imprescindível posicionar-se, defender-se, e até afastar-se, provisória ou permanentemente. Há meios e relações em que isso é constantemente necessário inclusive. Afinal, harmonizar-se com o próximo não significa aturar qualquer coisa, sequer obrigar-se à convivência, caso esta seja optativa.
.
Mas haverá sempre sabedoria em aceitar o “campo escuro”, com a sinceridade e a ciência de que não somos melhores que ninguém. Com nosso amor, unimos, honramos, colocamo-nos À ALTURA DO TODO formado por nós e o outro, ou seja, crescemos mais um pouco. Uma vez alinhados e guiados por nossa clareza interior, será quase irrelevante se seremos ou não correspondidos em nosso gesto.
.
Como escreveu Lao Tse: "O Caminho gera o um, o um gera o dois, o dois gera o três o três gera os dez mil seres. Os dez mil seres se cobrem com o obscuro e abraçam o claro; e se harmonizam através do esplêndido sopro. (...) As coisas, ao serem diminuídas, irão aumentar. Aumentadas, irão diminuir”
.
Sérgio Lant-Tiger
Consultor de I Ching
Psicoterapeuta Taoísta
www.oraculoquanttico.com.br