top of page

Autolibertação


Muito comum é a crença de que a experiência do sofrimento é algo inerente ao ser humano e à vida – o que alguns chamam de “karma” –, como se o universo e a natureza fossem hostis, a vida fosse um mar de lágrimas e tudo isso estivesse “escrito nas estrelas”; tudo fosse inevitável para um acerto de contas necessário.

.

O erro nesse tipo de perspectiva é não enxergar que o Cosmos é amor. Amor em tudo. Amor por todas as buscas harmônicas e formas de vida. Não há qualquer sentido em ver essa Grande Consciência dotada de uma vontade vingativa ou implacável, que deseja o sofrimento dos seres até que paguem gota por gota: isso simplesmente não ressoa com o caminho abrangente e inesgotável da vida e de suas transmutações.

.

O que chamamos de karma não é nada mais do que um “feedback” do universo acerca de nossa dissonância, um aviso de resgate, um sinal de que estamos nos desviando do nosso tao através de pensamentos e gestos calcados em crenças ilusórias. Grosseiramente falando, e desconsiderando algumas nuances e processos específicos, basta nos curarmos dessas ilusões para que o fluxo se reestabeleça com brilho e vigor, e as “nuvens” sejam dissipadas – e o respectivo karma entre numa reta de extinção.

.

É claro que alguns karmas são mais densos e podem levar anos ou vidas para serem extintos. Mas não por causa de uma medida de “olho por olho”, e sim porque certas ilusões estão muito arraigadas dentro de um ser, crenças que se carrega às vezes por muitas existências. No entanto, a lentidão verdadeira provém sobretudo da falta de CONSCIÊNCIA quanto a essa possibilidade de cura; ou da baixa CONFIANÇA de que irá conseguir se libertar; ou mesmo da falta de CONSTÂNCIA nesse caminho de autolibertação – uma vez que ele é progressivo.

.

Entretanto, verdadeiros milagres já começam a acontecer a partir do momento em que se dá o primeiro passo, ou que se retoma a caminhada. E acontece também aquilo que é mais importante do que seria uma autolibertação instantânea: o autocentramento, a serenização, a fluidez.

.

SÉRGIO LANT-TIGER

Coach Estratégico Taoísta

Consultor de I Ching

Psicoterapeuta Integrativo

コメント


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Não é preciso

ter olhos abertos

para ver o Sol

Nem é preciso

ter ouvidos afiados

para ouvir o trovão.

Para ser vitorioso

você precisa ver

o que não está visível.

Sun Tzu

bottom of page