Fluidez NÃO É conforto
Não é difícil confundir “Tao” com “caminho sem esforço”, zona de conforto, porém uma coisa não tem nada a ver com a outra. É verdade que o Tao se restringe ao esforço MÍNIMO, eficiente, porque Tao é FLUIDEZ – mas não necessariamente “conforto”. Requer, nas horas adequadas, coragem, “mão-na-massa”, “cara-a-tapa” e perseverança nos momentos difíceis.
.
Entretanto, por ser o próprio caminho da fluidez, da plenitude, não combina com estresse, medo, obstinação ou compulsividade.
.
Em uma de suas letras, o cantor Renato Russo escreveu “nosso suor sagrado é bem mais belo que esse sangue amargo”... Eu não sei de onde ele tirou isso, se foi de um livro sagrado, um poema famoso, já que ele costumava fazer isso em algumas letras, ou se foi genuíno; mas acho essa frase muito ilustrativa. Ela me inspira a sempre dizer aos clientes – a fim de enfatizar essa distinção – que “o suor é do Tao, mas o sangue não”. Isto é: o esforço, a dedicação, o compromisso e o foco são parte do Caminho; já, o medo, o estresse, a centralização excessiva e a inflexibilidade, não.
.
SÉRGIO LANT-TIGER
Coach Estratégico Taoísta
Consultor de I Ching
Comments