Limitação
LIMITAÇÃO (Hexagrama 60)
.
A atenção aos limites é um benefício e tanto no caminho evolutivo. Saber revisar nosso posicionamento e os excessos do ego é um ímpeto que, embora possa causar frustrações num primeiro momento, colabora com nosso poder de autorrealização.
.
Dizer “não”, no entanto, é algo a ser feito com naturalidade, sem excesso de rigidez disciplinadora, com exceção dos casos extremos. O ego sabe disfarçar muito bem o lado em que ele atua, e muitas vezes escolhe o papel mais “bonitinho”, "igualitário", “justo”, “bondoso”... Atribuir a si mesmo missões impossíveis, por exemplo, é não apenas um lapso de sensatez, mas também falta de autorrespeito.
.
Esse mesmo respeito deve se fazer valer em nossas relações com outros: querer impor nossas opiniões, influenciar a qualquer custo ou viver à caça de vantagens são atitudes que esgotam nossa energia, estreitando e encurtando o caminho. Da mesma forma, ceder a pressões, invasões ou interferências sem dar oxigênio à nossa forma genuína de sentir a vida e decidir com inteireza é perder a tênue – porém crucial – linha dos limites. Há sempre a hora de dizer “BASTA”.
.
SÉRGIO LANT-TIGER
Coach Estratégico Taoísta
Consultor de I Ching
Comments