Raiva é um sentimento genuíno
A raiva, no taoismo, está associada ao elemento madeira e ao trigrama do trovão, Zhèn 震, que representa incitação, iniciativa, personalidade, abertura de caminhos. Obviamente a raiva reflete um estado de desequilíbrio e convulsão interior, e geralmente advém de sentimentos acumulados.
.
Claro e certo é que a raiva, por definição, não é um sentimento agradável ou ideal, nem de clareza mental para planejamento ou tomada dedecisão, e, se mal direcionada, pode ter efeitos trágicos. E a raiva pode, sim, em certas ocasiões, originar-se em ilusões/desilusões egóicas – ou pode ser objeto da exploração posterior do ego. Porém, ela, em si mesma, não pertence ao rol do ego (diferentemente do orgulho, por exemplo): é uma emoção genuína do corpo, e o corpo é o abrigo de nossa Verdade Interior.
.
A raiva, assim sendo, se insere num momento aberto e intenso dessa verdade, assim como se dá com o sentimento de entusiasmo, excitação sexual, fome, tristeza, angústia, perda... São sentimentos que pertencem à espontaneidade do nosso ser animal, são aliados capazes de apontar onde se encontra o problema, a lacuna, o desequilíbrio, ou simplesmente os nossos limites.
.
O problema é que o ser humano, de inúmeros séculos até os dias atuais, interiorizou a crença de que “a mente está acima do corpo”, e, portanto, de que os avisos corporais e toda a nossa inteligência animal são de cunho inferior ou desprezível, indesejável – o que nada mais é do que um cinismo e uma estratégia do próprio EGO, para que não enxerguemos que ELE é o problema, e não a nossa animalidade.
.
Estamos tão acostumados a viver em função de um compasso coletivo de máscaras sem fim (em nome de um “plástico” convívio social e todo o universo de crenças ilusórias que ele implica), que mal escutamos a nossa própria verdade interior, estranhando, desprezando ou demonizando quem ousa expressar a sua.
.
O corpo tem sua própria inteligência. Entre ele e a mente deve haver um intercâmbio em prol do equilíbrio. Não uma hierarquização mentirosa.
.
Sérgio Lant-Tiger
Kommentare