O TAO e o TAOISMO
O Taoismo é uma tradição ancestral oriunda da China, formada pela contribuição de diversos mestres e autores ao longo dos séculos, sendo Lao Tse (Laozi) o mais conhecido. Trata-se de uma filosofia com diversas artes, tais como tai chi chuan, astrologia chinesa, acupuntura, feng shui, entre muitas outras, mas também – para quem o desejar –, de uma religião milenar, com práticas místicas, cânticos, meditações etc... O próprio conceito de Yin/Yang foi originalmente registrado no I Ching - O Livro Sagrado das Mutações, livro-raiz do Taoismo.
O Taoismo é universalista por natureza: o que mais importa é buscar viver em sintonia com o Tao, e isso pode ser feito tanto dentro quanto fora do Taoísmo – ou seja, da forma taoísta ou não-taoísta –, pois Tao é o caminho, é o fluxo da consciência universal, que está em tudo e em todos. Assim como alguns buscam o Tao dentro da tradição taoísta, outros o buscam em outras filosofias e religiões. O Tao está além do tempo e do espaço. É ínfimo e incomensurável ao mesmo tempo. É a essência de tudo.
Viver no Tao é, de forma resumida, fluir em harmonia com o Universo e seu mistério, com sabedoria, fidelidade, justiça, benevolência, polidez, humildade, independência interior, plenitude... O Taoismo promove a união do ser com o Todo.
ESTRATÉGIA e TAO
Apesar de sua riqueza e secularidade, o taoismo é muito prático e sintético. Sendo muito mais antigo que o próprio Lao Tse, é o próprio nascedouro da civilização chinesa e de sua antiga arte de estratégia militar. Ao contrário do que parece, estratégia e espiritualidade podem e devem andam juntas.
Não por acaso, tanto o jogo de xadrez quanto o clássico A Arte da Guerra estão fundados em princípios taoístas... O autor deste clássico - Sun Tzu - era um mestre taoísta.
Muitos se enganam com a crença de que estratégia tem a ver puramente com maquinações do intelecto. Na verdade, estratégia – a verdadeira estratégia – tem a ver sobretudo com a postura sábia e "cosmo-sensível" quanto ao contexto vivenciado: enxergar além das aparências e agir em consonância com a essência da situação. A verdadeira estratégia nasce do alinhamento com o Universo – exige sincronismo com o Tao. É esse mesmo alinhamento que atrai paz interior, plenitude e clareza para as nossas vidas.
Não é preciso
ter olhos abertos
para ver o Sol
Nem é preciso
ter ouvidos afiados
para ouvir o trovão.
Para ser vitorioso
você precisa ver
o que não está visível.
Sun Tzu